Galera, quero utilizar o efeito 3d em um texto, mas sem utilizar o efeito de perspectiva que o Extrude & Bevel proporciona, pois quando é aplicado o efeito em uma frase por exemplo, ela se inclina, e se deixada em linha reta as letras ficam inclinadas devido ao efeito da perspectiva (exemplo na imagem).
Existe a possibilidade da fonte permanecer em em sua forma original e ser aplicado apenas o efeito de profundidade do 3d sem o efeito de perspectiva, deformação do tipo e inclinação para "dentro"?
("resultado que desejo")
Espero tenham entendido meu problema e consigam me ajudar, valeu.
Matheus
Bom, através do efeito 3D Extrude & Bevel você não conseguirá o que quer realmente. Mas talvez você consiga o que quer através do recurso Blend. Faça o seguinte teste:
1. Duplique o texto. Para o texto que está atrás na ordem de disposição, desloque-o e posicione onde você quer que o volume termine (você está fazendo o começo e o fim do volume). Pode distorcer ou girar esse texto se quiser. Pode, inclusive, trocar sua cor.
2. Selecione ambos os textos e acesse o menu Object > Blend > Make (Objeto > Mistura > Criar). O Illustrator criará passos intermediários entre o texto.
3. Selecione este grupo e acesse Object > Blend > Blending Options (Objeto > Mistura > Opções da mistura). Nesta caixa, defina Specified Steps (Passos especificados) e coloque um número de passos que lhe parece dar a suavidade necessária para o nosso "falso chanfro".
3. Se você tivesse mais um texto duplicado por cima deste grupo, poderia configurar individualmente a cor do texto, a cor do começo do volume e a cor do final do volume (isto é, da mistura).
Veja se isso ajuda a chegar no resultado que procura. Caso não entenda algum passo, me avise que capturo algumas imagens.
Espero ter ajudado
Grande abraço
Gustavo Del Vechio
Sim gustavo, visualmente é esse o resultado que eu desejo chegar, mas o ruim é que dessa forma eu não consigo editar os chanfros como eu desejo, esse efeito aplica um falso chanfro, Como voce disse, eu posso escolher a cor do começo e do fim, mas não posso adicionar um gradient, esse efeito aplica um "gradient" em 0º e eu não posso editar.
vc não conhece nenhum script ou outra técnica que me ajude a chegar ao resultado esperado?
Conto com você, e obrigado pela atenção que você está dando.
abraço,
Matheus
Oi Matheus
Na verdade, há várias possibilidades de se editar o grupo Blend. Talvez uma lida melhor sobre este recurso poderia expandir os horizontes sobre o mesmo.
Não me lembro de nenhum script que possa chegar a esse resultado. Que tal usar o Blend apenas para "medir" os ângulos de perspectiva e métricas, depois com uma ferramenta como a Pen (Caneta), você traça por cima, gera novas formas geométricas simples e assim consegue todo o controle que precisa?
Acho que seria uma solução bem interessante. Vale a pena testar.
Espero ter ajudado ![]()
Um grande abraço
Gustavo.
North America
Europe, Middle East and Africa
Asia Pacific