5 Replies Latest reply: Jun 14, 2012 7:17 AM by Gustavo Del Vechio RSS

Ferramenta Crop

Mazinhahc

Alguém saberia me dizer onde encontro a ferramente "crop" no CS6? Estou com uma versão em português, o que dificulta ainda mais e pelo o que procurei não está no memso lugar. Brigadão!

• 1. Re: Ferramenta Crop
          Gustavo Del Vechio CommunityMVP

Olá Mazinhahc

Se você estiver se referindo à ferramenta Crop Areas que existia no Illustrator CS3, esta foi substituída (ainda no CS4) pela ferramenta Artboard (Prancheta). Isso porque, no CS4, o Illustrator implementou a capacidade de se trabalhar com múltiplos artboards (isto é, múltiplas páginas).

Com a ferramenta Artboard do Illustrator (encontrada na parte inferior do painel ou caixa de Ferramentas), você pode reajustar o tamanho das páginas bem como adicionar novas páginas e muito mais.

Seria isso o que você está procurando?

Um grande abraço

Gustavo.

• 2. Re: Ferramenta Crop
            Mazinhahc Community Member

Muito obrigada pela ajuda Gustavo, mas ainda não consigo utilizar esta ferramenta. No CS3 eu utilizava o caminho Object - Crop area - Make , o que fazia com que, quando eu exportava um jpg por exemplo, tudo que estivésse fora da minha página fosse eliminado. Poderia me explicar melhor como faço esta função no CS6 em português.

Obrigada novamente,

Mazinha

• 3. Re: Ferramenta Crop

Oi Mazinhahc

Esse era realmente o procedimento no Illustrator CS3.

No Illustrator CS6, ao escolher a ferramenta Prancheta, você que o programa realçará as páginas do seu documento, permitindo redimensioná-las. O painel de Controle (também chamada barra de controle) na parte superior do programa fornece opções para a criação de novas pranchetas (páginas) e outros recursos. No Illustrator versões CS5 e CS6 você também tem um painel chamado Pranchetas (menu Janela > Pranchetas) que lhe permite gerenciar as múltiplas páginas do seu documento.

De qualquer forma, para exportar um JPG de uma página específica, é muito simples e direto. Não precisa selecionar nada. Basta acessar o menu Arquivo > Exportar. Após escolher JPG como extensão de arquivo, no rodapé dessa mesma caixa de diálogo, marque "Use Pranchetas", e digite a página no campo Intervalo (Range) ou mantenha na opção Tudo (All). Isso ignorará o que está fora das páginas.

Isso te ajuda?

Um grande abraço

Gustavo Del Vechio

• 4. Re: Ferramenta Crop
                Mazinhahc Community Member

Caramba Gustavo, MUITO OBRIGADA meeeesmo! Já estava quase tendo um ataque de nervos aqui. Muito mais simples do que imaginava. Agora consegui fazer!

Abraços,

Mazinha

• 5. Re: Ferramenta Crop

Imagina, de nada.

Precisando de ajuda, é só postar neste fórum

Gustavo Del Vechio